eLEVEaMENTE, Inspiração, Lifestyle, Nutrição mente & espírito
06/01/2016
0 Comentários

Em dia com a Gratidão!

IMG_7145

Tê-la ou Sê-la?

Gratidão – como ‘AMOR’ – é uma das poucas palavras capazes de envolver tantos conceitos e efeitos positivos ao ser escrita ou pronunciada. E como o AMOR, o maior poder da GRATIDÃO advém do senti-la.

Por definição, Gratidão é uma emoção, um sentimento, um ato e uma qualidade do ser grato, capaz de transformar a vida de quem a sente. Segundo a psicologia, ao senti-la somos capazes de estabelecer trocas de amor nas relações, pois nos dá a capacidade de reconhecer que alguém nos deu algo generosamente.

Se trata de uma postura positiva que não se altera conforme as circunstâncias, e ajuda a valorizar todas as bênçãos recebidas e libertar a mente de preocupações inúteis.

Mas como reconhecer esse sentimento em si mesmo?

Agradecer o que já temos, o que consideramos benéfico e positivo, ou à pessoas que nos ajudam é inato do ser humano e relativamente fácil. Mas ser igualmente positivo e confiante nos momentos de dificuldade é o que faz de nos pessoas gratas. As vezes os benefícios recebidos não chegam quando ou de acordo com os desejos do ego, e essa sim é a oportunidade de reconhecer a gratidão e vivenciá-la.

Você sabe que a sente se mesmo nos momentos de aflição você enxerga as possibilidades de crescimento e evolução. Se você aceita a dificuldade e busca a transformação. Se mesmo no prejuízo você se vê maior porque sabe que tudo o que precisa já lhe foi dado, e portanto se sente grato a priori por sua vida e oportunidades.

Nas pessoas gratas, os inconvenientes influenciam pouco no modo como elas veem e levam a vida, elas sabem que são situações temporárias, se fortalecem e criam novos caminhos e soluções para atingir suas metas e objetivos. Aproximando as conquistas.

Não TEMOS a GRATIDÃO, SOMOS gratos. Não a possuímos, é a ALMA a senti-la.

Por trás das conquistas

Sentir gratidão não só nos faz ter um olhar positivo e confiante da vida como é o caminho natural para conquistarmos o que desejamos. É o primeiro passo para o reconhecimento da AÇÃO PARA A ATRAÇÃO. Isso porque o hábito de AGRADECER atrai as energias curativas do Universo para modificar as circunstâncias e ambientes que nos rodeiam, e assim nos tornamos curadores e criador da nossa própria vida.

Muitos experimentos revelam que o sentimento de gratidão ajuda a aumentar a saúde física e emocional, amenizando sentimentos como depressão, ansiedade, tristeza e solidão… e auxilia a ter estados mentais positivos como: concentração, perseverança, vigor, animação e determinação. Pessoas gratas são também mais generosas, cuidadosas e atenciosas para com os demais. Tudo isso inevitavelmente eleva a qualidade de nossos dias e de nossa vida!

Cultivar GRATIDÃO com a prática diária

Como uma virtude, a gratidão precisa ser praticada nos pequenos, médios e grandes momentos que a vida nos oferece diariamente. São muitos os meios de engrandece-la:

– se policiar para deixar de reclamar a cada percalço do caminho ou cada vez que algo saiu diferente do que queria. Entenda esses fatos como oportunidades de você aprender alguma coisa.
– adotar uma atitude positiva diante de todas as circunstâncias da vida.
– procure o lado positivo das situações e as qualidades nas pessoas que te cercam.
– adote seu próprio ‘caderno de bênçãos’ e escreva diariamente tudo de positivo que você viveu… você vai perceber que te ocorrem muitos mais motivos de alegria do que imaginou.
– outro exercício é escrever num pedaço de papel uma bênção do seu dia e depositá-la num pote de vidro <3 e ver suas bênçãos crescendo lá dentro.

  • – pratique meditação e reserve um minutinho desse momento para elencar mentalmente as coisas e pessoas pelos quais você se sente grato.
  • – elogie, escreva cartinhas, dê flores para quem lhe faz bem e também para si mesmo.
  • – olhando para a foto de pessoas e lugares queridos, escreva algumas qualidades e sensações boas que te remetem.

  • – quando estiver enfrentando alguma dificuldade (ou pensar num problema) imediatamente pense nas coisas BOAS que ela poderá te ensinar e transformar quando tiver passado.
  • – Agradecer pelo alimento é uma tradição milenar! Agradeça cada alimento pela oportunidade de nutrir seu corpo, por quem o cultivou, pela terra te ofereceu.

  • – enfim, tenha um ritual, crie ou encontre uma sugestão que te inspire! Gratidão à internet que tem sempre coisas boas para nos ensinar :)

    O MELHOR do exercício da gratidão é que ele nos leva a perceber o que realmente é importante na nossa vida. Você ‘arruma’ seu armário de prioridades e percebe que coisas pequenas andavam tirando a sua paz, e as elimina! Com isso você enxerga cada vez mais momentos de alegria e bênçãos que te passavam desapercebidas, e valoriza toda a paz e proteção da sua existência a partir de agora!

    Sinta gratidão e viva LeveMente!

  • Comente pelo Facebook
    Deixe um Comentário

    AnteriorVoltar para a homePróximo
    LEVEMENTE NO YOUTUBE
    Vídeos toda semana, se inscreva!