doces, Receitas, Sobremesas
20/02/2016
0 Comentários

Ovo de Páscoa caseiro

_MG_0839

E de repente entramos no supermercado e… é páscoa! Ovos de chocolate de todos os tipos, tamanhos, cores e sabores… cada vez mais chocolate e açúcar, cada vez menos cacau.

O chocolate é o produto da mistura de alguns ingredientes que variam bastante conforme a proposta comercial, mas em todos eles o ponto em comum é o alto teor de calorias. No geral é uma mistura de pasta de cacau, manteiga de cacau e açúcar, podendo ainda levar leite, leite em pó ou condensado, gordura hidrogenada – no lugar da manteiga de cacau, ou gordura vegetal de palma, ingredientes que diminuem consideravelmente o valor nutricional do produto.

A versão amarga do chocolate tem menos açúcar e gorduras, não contém leite e é composta por pelo menos 70% de pó de cacau puro, tornando-o um alimento mais rico nutricionalmente e proporcionando benefícios à saúde quando consumido em quantidades moderadas, até 30 gramas por dia.

Por isso escolhemos esse chocolate para a nossa receita caseira de ovo de chocolate e bombons para a Páscoa!

_MG_0730

Essa versão de chocolate traz benefícios graças ao pó de cacau puro, que possui antioxidantes flavonoides – compostos que também estão presentes no vinho, no chá verde, em frutas e vegetais – que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e elevar o bom (HDL), equilibrar a pressão arterial, proteger as células e a pele contra os radicais livres e promover a sensação de bem estar – graças ao triptofano, aminoácido precursor da serotonina, o hormônio responsável pelo prazer…

Parece tão lindo que agora você quer correr fazer a nossa receita e comer como se não houvesse amanhã! Mas não é bem assim: para se beneficiar dessas boas propriedades o consumo deve estar dentro do recomendado, do contrário, o excesso contribui para o ganho de peso, dores de cabeça, e até aumentar a propensão à cálculos renais, já que o alimento é rico em oxalato.

Confira o vídeo-receita de 3 minutinhos e aprenda o passo-a-passo do seu ovo de páscoa caseiro e saudável. É tão fácil que você nunca mais vai comprar pronto!

Ingredientes
  • 400g de chocolate amargo 70% de cacau (200g para o ovo e 200g para os bombons)
  • granola (só mix de cereais e sementes – sem açúcar)
  • mix de nozes e castanhas de sua preferência
  • punhado de goji berries e uvas passas
  • forminha para ovo de páscoa de 200g e forminhas para bombons
    • > P.S.: adeque as quantidades de acordo com o número de ovos e bombons que quer fazer.

    Modo de Preparo

    > Derreta o chocolate em “banho Maria”. Ao começar a derreter, desligue o fogo e aguarde que se derreta por inteiro.
    > esfrie o chocolate versando-o em superfície de pedra ou algum refratário. Espere que chegue a temperatura ambiente.
    > coloque um pouco do chocolate dentro das formas e as movimente para que se cubram por inteiro. Eu ajudei um pouco com a colher.
    > deixe escorrer para fora o excesso e limpe com papel toalha ou uma faca a rebarba. A primeira camada fica bem fininha mesmo.
    > leve à geladeira por 5 minutos com as formas viradas para baixo.
    > misture a granola ao chocolate restante – mexa bem!
    > verse a segunda camada crocante nas forminhas, espalhe bem e volte à geladeira por mais 20 minutos com as formas viradas para cima.
    > depois é só retirar o ovo batendo muito suavemente as formas contra a superfície.

    >> para os bombons basta colocar o chocolate derretido nas forminhas e incluir os goji berries e uva passas como recheio. Pode também ser pedacinhos de frutas como uvas, mirtilos, morangos, etc.

    Comente pelo Facebook
    Deixe um Comentário

    AnteriorVoltar para a galeria de receitas
    LEVEMENTE NO YOUTUBE
    Vídeos toda semana, se inscreva!